quarta-feira, 30 de março de 2011

O Autismo

Autismo Infantil: características do autismo

10 coisas que toda criança gostaria que você soubesse

O que é Autismo?

Distúrbios do Espectro do Autismo (Autism Spectrum Disorder - ASD) é um distúrbio do desenvolvimento que normalmente surge nos primeiros três anos de vida da criança. O ASD atinge a comunicação, a interação social, a imaginação e o comportamento. Não é algo que a criança pode contrair. Não é causado pelos pais. É uma condição que prossegue até a adolescência e vida adulta. Contudo, todas as crianças com ASD continuarão a demonstrar progresso no desenvolvimento; há muito que pode ser feito para ajudá-las.
Observações:
* Não há padrão fixo para a forma na qual o ADS se manifesta.
* Não há idade determinada para o aparecimento dos sintomas.
* Em geral, os sintomas tornam-se evidentes gradativamente.
* Os sintomas específicos variam bastante. Muitas crianças podem não apresentar todos os sintomas até hoje identificados.
* Os sintomas variam de acordo com a idade. Algumas crianças com três anos podem repetir indefinidamente frases que ouvem, mas podem não repeti-las aos sete anos.
* A gravidade dos sintomas varia. Por exemplo, algumas crianças podem evitar quase completamente o contato visual, enquanto outras podem ter apenas dificuldades sutis.
* Se seu filho apresenta alguns dos sintomas, não significa automaticamente que ele tenha ASD. Muitos dos comportamentos associados ao ASD podem ser consequência de outros problemas; por exemplo evitar o contato visual pode ser devido à ansiedade; a falta de boa interação com outras crianças talvez seja apenas timidez; atraso no desenvolvimento da linguagem pode ser causado por dificuldades auditivas resultantes de várias infecções do ouvido.
* O fato de não ser bom pai não causa ASD.

Fonte: Convivendo com Autismo e Síndrome de Asperger

terça-feira, 29 de março de 2011

Links de sites que uso como apoio

1. Fundação de apoio e desenvolvimento do autitsta (FADA) - Acesse aqui
2. Autismo Brasil site - Acesse aqui
3. Associação Brasileira de Autismo (ABRA) - Acesse aqui
4. Tribo do guaraná - Acesse aqui
5. Site do Dr. José Salomão Shwartzman - Acesse aqui
6. Centro de referência e apoio às desordens do desenvolvimento (CRADD) - Acesse aqui
7. Anjos de barro - Acesse aqui
8. Autimismo - Acesse aqui
9. Autismo BR - Acesse aqui
10. Autismo infantil - Acesse aqui
11. Inspirados pelo Autismo - Acesse aqui
12. Autism treatment center of America - Acesse aqui
13. Revista Autismo - Acesse aqui
14. Goiás: autismo & realidade - Acesse aqui
15. Ouvindo melhor: centro auditivo e clínica fonoaudiológica - Acesse aqui
16. Universo Autista - Acesse aqui
17. Autismo nossa história - Acesse aqui
18. Pedagogia Waldorf - Acesse aqui


Divirtam-se.
Abraços!

Artigos que me fizeram conhecer sobre o Autismo

1.  Educação Física e Autismo: relações de conhecimento: Acesse aqui 
2. A educação especial no desenvolvimento psico-social de crianças autistas: Acesse aqui
3. A contribuição da educação física na socialização da criança autista: Acesse aqui
4. O jogo da criança autista nas sessões de psicomotricidade relacional: Acesse aqui


Espero que sirvam como apoio.
Abraços!

Post Especial... À minha amada madrinha!

Neste post quero agradecer à minha madrinha (Tia Nonô) que tanto amo e que tem apostado e confiado no meu potencial. Obrigada pela ajuda que tem me dado, tirando até mesmo seu tempo, às vezes as noites, buscando contatos e material para me passar. Nossas longas conversas ao telefone, trocando ideias e me passando seus conhecimentos que sempre me ajudaram e pra sempre me ajudarão.
Posso dizer que se não fosse você, Tia Nonô, eu não pensaria e agiria como faço hoje. Suas tentativas não foram e nunca serão em vão. Venceremos juntas essa etapa e não fique tranquila, pois ainda terá muuuita noite acordada trocando ideias comigo, rs.


Obrigada por tudo.

Te amo!

Livro: Convivendo com Autismo e Síndrome de Asperger

Para escrever meu projeto de pesquisa comprei os livros "Convivendo com Autismo e Síndrome de Asperger" e "Brincar para crescer". Fiquei ansiosa pois comprei pela internet e a entrega acabou atrasando, chegaram no final da semana retrasada e na semana passada comecei a ler o 1º para começar a escrever o Referencial Teórico do meu Projeto, já que já consegui finalizar o problema de investigação, introdução, objetivos e metodologia. Parte mais difícil pelo que consegui ver até agora é o Referencial Teórico, por isso a necessidade de boas leituras. Quero agradecer o apoio da Professora Daniela Barros, que tem sido maravilhosa ao me orientar, com toda sua paciência, uma vez que trata-se desse assunto tão complexo.
Bem, como disse acima, semana passada comecei a ler o 1º livro "Convivendo com Autismo e Síndrome de Asperger". O livro é ótimo, foi traduzido pela Editora M.Books e tem uma linguagem super fácil e simples. É daquele tipo de livro que nos envolve e a gente perde a hora, é muito gostoso de ler e se eu pudesse tirava o dia para terminá-lo logo, rs. Mas como tenho outros afazeres, como estágio e estudar para outras disciplinas, tenho lido mais dentro do ônibus, a caminho da facul e do trabalho. São 305 páginas e já estou na 263, se Deus quiser no máximo amanhã consigo terminar essa leitura que está só me deixando mais apaixonada.
Antes do livro, li alguns artigos muito bons que me ajudaram a produzir a primeira parte do meu projeto. Vou postá-los em outro tópico.


Uma boa noite de sonhos a todos.
Abraços!

Dia 2 de Abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Vamos nos unir nessa luta...

Porque me interessei pelo Autismo

Em 2001 entrei para a Universidade cursando Terapia Ocupacional, curso este que não finalizei por diversos motivos. Me apaixonei pelo curso de uma forma como nunca havia me apaixonado por nenhuma outra área, ao voltar para a Universidade não pude terminá-la pois o curso havia acabado, depois de um tempo vi na Educação Física a possibilidade de trabalhar com os PNE's. Foi então que comecei a cursar Educação Física, já com a ideia de me especializar na área de atendimento a Pessoas Portadoras de Deficiências. Ao cursar a disciplina "Estágio Supervisionado I", estagiei em uma escola onde um dos alunos era Autista. Já tinha ouvido falar sobre o Autismo antes, mas nunca tinha parado para saber sobre o que se tratava. Este aluno despertou em mim um enorme interesse em aprender sobre o Autismo, foi então que decidi o tema do meu TCC e hoje já estou escrevendo o meu projeto de pesquisa. Neste semestre já me formo em Licenciatura e inicio uma Especialização em Neuropedagogia, continuando o curso para finalizar o Bacharelado. Hoje posso dizer que estou cada vez mais apaixonada e em busca de conhecimentos sobre o assunto já tenho materiais muito bons e interessantes. Resolvi então fazer este blog para compartilhar minha caminhada que apenas se inicia.

Um grande beijo a todos!