terça-feira, 12 de abril de 2011

Do curso no Goiânia Capital Fitness

Semana de prova, ainda não tinha passado por aqui para falar sobre o curso deste final de semana. Foi um curso teórico que trouxe muita informação interessante e com certeza utilizarei ao colocar em prática meu projeto. O palestrante foi o Rogério, um professor de Brasília que trabalha com crianças com Autismo em duas academias, a Perfil A e a D'stak. Na primeira oportunidade que eu tiver quero visitar as academias para conhecer de perto o trabalho que ele faz, pois pareceu realmente muito bom pelos seus relatos. O difícil é o fato de não termos bibliografias no Brasil para nos ajudar neste sentido, o único livro que consegui encontrar é vendido pela própria autora e ela mora no interior do Pará. Mesmo assim entrei em contato e vou adquiri-lo para conhecer as possibilidades que temos na água com essas crianças que merecem nossa atenção.


Abraços e até a próxima!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Compartilhando a criação do meu projeto

Depois de alguns dias sem postar hoje estou aqui para compartilhar um momento importantíssimo na criação do meu projeto. Buscando profissionais de Educação Física que tenham experiência e conhecimento que possam me ajudar na criação deste projeto, aqui em Goiânia infelizmente não consegui, mas hoje conheci uma pessoa maravilhosa por uma comunidade no orkut. A Profissional de Educação Física Aline de Campinas/SP trouxe-me a luz que faltava para que meu projeto seja o sucesso que eu espero. Ela me passou informações sobre o Teste KTK do Gorla, utilizado para a avaliação da coordenação motora e indicou alguns artigos internacionais para consulta. Gente, gente, o meu inglês é perfeitoooooo, kkkkkkkkkkkkk, e dá-lhe google. Help Tia Nonô, rs. Vou começar um curso de inglês URGENTEEEE!
Outro fato importante que quero compartilhar hoje é que começou o Goiânia Capital Fitness e eu não tive tempo de passar por lá hoje, mas sábado e domingo estarei marcando presença no curso "Ensino Especial: fazendo da natação uma brincadeira e da inclusão um caminho". Espero que este curso seja tão proveitoso quanto ao que fiz no sábado passado. Vocês devem pensar: "que moça maluca que não descansa nem mesmo nos finais de semana". Eu simplesmente estou apaixonada pela área que escolhi para trabalhar e utilizar meus finais de semana para aprender mais sobre este assunto para mim não é nenhum sacrifício, muito pelo contrário, sinto como se estivesse em um momento de lazer. Não exito em dizer: Amo muito tudo isso!!!!!

domingo, 3 de abril de 2011

Onde vi a possibilidade da Educação Física ajudar no desenvolvimento do Autista

Rodrigo Brívio é um professor de ginástica olímpica (Profissional de Educação Física) que emocionou o Brasil em uma reportagem exibida no Esporte Espetacular, na Globo. Entre as dezenas de alunos do professor Rodrigo, há inúmeros autistas. Ele usa a ginástica olímpica como meio de intervenção para o desenvolvimento das crianças com diagnóstico em TEA. Com muito carinho e seu jeito pra lá de especial de se relacionar com as crianças, na reportagem é visível o resultado no seu trabalho com os autistas. Vejam o vídeo no Youtube.


Poesia em seus olhos

Você nunca me olhou nos olhos;
Mas me quer sempre ao seu lado;
Em todos os momentos de sua vida.

Você nunca me beijou;
Mas me abraça sempre como se fosse a última vez.

Você frequentemente se isola no seu 'cantinho';
Mas me sinto no paraíso sempre que estamos juntos descobrindo novos 'mundinhos'.

Você nunca me disse - TE AMO!
Mas sempre sindo Deus tocar em seu coração quando você sorri.

Você adora repetir gestos quando está alegre, e eu sempre amo vê-lo frequentemente feliz.


Por você chorei, sofri, sorri;
Rezei com joelhos ao chão;
Por mil vezes implorei;
Tudo sempre em vão;
Mas, Filho, por você não abro mão;
Nem que pra sempre, me falte a razão.


(Pedro Almeida)

Sobre ontem



Hoje estou aqui para falar um pouco sobre o meu dia ontem (02/04/11). O Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Bem, foi um sábado muito produtivo, pois participei pela primeira vez de um curso sobre o Autismo. Foi proporcionado pela My Gym academia, que trouxe o Neurologista Dr. José Salomão Schwartzman, a Psicóloga Ms. Cintia Perez Duarte e a Fonoaudióloga Ms. Renata de Lima Velloso para abordar sobre os aspectos históricos, neurobiológicos, diagnósticos, manifestações, tratamentos, avalição/intervenção no que diz respeito ao TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Foi um dia maravilhoso, onde aprendi muito além do que já tenho lido até o momento. Consegui compreender um pouco mais do que vem a ser os Transtornos Globais do Desenvolvimento, trata-se de um termo usado para todas as síndromes como o Autismo. E quanto aos Transtornos do Espectro do Autismo, trata-se do Autismo, Síndrome de Asperger e TGSOE (Transtorno Global do Desenvolvimento sem Outras Especificações). O autismo pode estar associado frequentemente a outras condições como: Acidose Láctica, Seqüência de Moebius, Albinismo Oculocutâneo,  Síndrome de Cornélia de Lange, Alterações das Purinas, Síndrome de Down, Amaurose de Leber, Síndrome Fetal Alcoólica, Deficiência Auditiva, Síndrome de Goldenhar, Distrofia Muscular Progressiva de Duchenne, Síndrome de Hurler, Epilepsia, Síndrome de West, Síndrome de Tourette, Síndrome de Joubert, Complexo Esclerose Tuberosa, Síndrome de Angelman, Síndrome de Laurence-Moon-Biedl, Fenilcetonúria Não Tratada, Síndrome de Noonan, Hipomelanose de Ito, Síndrome de Rett, Histidinemia, Síndrome do X-Frágil, Desordem Marfan-Like, Outras Cromossomopatias, Problemas Pré e Perinatais, Síndrome de Williams, Deficiência Mental, Hidrocefalia.
Enfim, o Dia Mundial do Autismo, celebrado ontem, deixa a mensagem de luta de autistas e suas famílias por várias bandeiras, como diagnóstico precoce, inclusão escolar, igualdade de direitos, luta contra o preconceito.

Por Dr. José Salomão Schwartzman, 1997

"Autismo pode ser considerado  distúrbio do desenvolvimento caracterizado por  quadro comportamental peculiar e que envolve sempre as áreas da interação social, da comunicação e do comportamento em graus variáveis de severidade; estes quadros são, possivelmente, inespecíficos e representariam formas particulares de reação do sistema nervoso central frente a uma grande variedade de insultos que podem afetar, de forma  similar, determinadas estruturas do sistema nervoso central em períodos precoces do seu desenvolvimento."