domingo, 3 de abril de 2011

Sobre ontem



Hoje estou aqui para falar um pouco sobre o meu dia ontem (02/04/11). O Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Bem, foi um sábado muito produtivo, pois participei pela primeira vez de um curso sobre o Autismo. Foi proporcionado pela My Gym academia, que trouxe o Neurologista Dr. José Salomão Schwartzman, a Psicóloga Ms. Cintia Perez Duarte e a Fonoaudióloga Ms. Renata de Lima Velloso para abordar sobre os aspectos históricos, neurobiológicos, diagnósticos, manifestações, tratamentos, avalição/intervenção no que diz respeito ao TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Foi um dia maravilhoso, onde aprendi muito além do que já tenho lido até o momento. Consegui compreender um pouco mais do que vem a ser os Transtornos Globais do Desenvolvimento, trata-se de um termo usado para todas as síndromes como o Autismo. E quanto aos Transtornos do Espectro do Autismo, trata-se do Autismo, Síndrome de Asperger e TGSOE (Transtorno Global do Desenvolvimento sem Outras Especificações). O autismo pode estar associado frequentemente a outras condições como: Acidose Láctica, Seqüência de Moebius, Albinismo Oculocutâneo,  Síndrome de Cornélia de Lange, Alterações das Purinas, Síndrome de Down, Amaurose de Leber, Síndrome Fetal Alcoólica, Deficiência Auditiva, Síndrome de Goldenhar, Distrofia Muscular Progressiva de Duchenne, Síndrome de Hurler, Epilepsia, Síndrome de West, Síndrome de Tourette, Síndrome de Joubert, Complexo Esclerose Tuberosa, Síndrome de Angelman, Síndrome de Laurence-Moon-Biedl, Fenilcetonúria Não Tratada, Síndrome de Noonan, Hipomelanose de Ito, Síndrome de Rett, Histidinemia, Síndrome do X-Frágil, Desordem Marfan-Like, Outras Cromossomopatias, Problemas Pré e Perinatais, Síndrome de Williams, Deficiência Mental, Hidrocefalia.
Enfim, o Dia Mundial do Autismo, celebrado ontem, deixa a mensagem de luta de autistas e suas famílias por várias bandeiras, como diagnóstico precoce, inclusão escolar, igualdade de direitos, luta contra o preconceito.

Por Dr. José Salomão Schwartzman, 1997

"Autismo pode ser considerado  distúrbio do desenvolvimento caracterizado por  quadro comportamental peculiar e que envolve sempre as áreas da interação social, da comunicação e do comportamento em graus variáveis de severidade; estes quadros são, possivelmente, inespecíficos e representariam formas particulares de reação do sistema nervoso central frente a uma grande variedade de insultos que podem afetar, de forma  similar, determinadas estruturas do sistema nervoso central em períodos precoces do seu desenvolvimento."
 

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